top of page
2022-07-18 (1)_edited.jpg

Nossos Trabalhos

Nesta página serão apresentados alguns dos nossos projetos.

Clique nas imagens ou títulos dos projetos para mais detalhes

01

Em tempos pandêmicos o Coletivo Identidade Visual precisou ocupar os espaços remotos da internet, descobrindo outras possibilidades para as suas ações. A mostra Quarentena Online, iniciada em março, realizada durante todo o ano de 2020, foi uma exposição de arte promovida pelo Coletivo. Foram recebidos em torno de 100 trabalhos enviados online e divulgados em nossas redes, nas plataformas do Face Book, do Instagram e do Youtube. Participaram jovens artistas e estudantes de arte (IARTE/UERJ, UFF, UFRJ, SMESG), num total de 21 participantes. Além dos integrantes oriundos do Estado do Rio de Janeiro, participaram artistas dos estados de Sergipe, de São Paulo e ainda de Lisboa – Portugal.

- O projeto Corpo Político foi um desdobramento da mostra Quarentena Online. Este projeto teve como objetivo a criação de um trabalho colaborativo com a participação dos integrantes da mostra. O grupo produziu uma série de fotomontagens e de vídeos, apresentados e divulgados nas nossas redes.

02

A vídeo performance “Pele" é fruto de um processo de criação coletivo iniciado em 2020,  ano em que o planeta foi atravessado pela pandemia do coronavirus e pelas circunstâncias políticas e socias geradas por tempos de reclusão e confinamento, mortes, luto, perdas... (Clique na imagem para ler mais)

Captura de Tela (16)_edited.jpg
2022-08-06_edited.jpg

03

De 13 a 16 de agosto de 2019, na Biblioteca Parque de Niterói foi realizado o seminário Arte & Cidade. O evento teve como propósito pensar a relação da cidade a partir de uma compreensão mais ampla dos fenômenos Culturais, em suas relações, articulações, práticas e manifestações; a multiplicidade das realidades do meio urbano e dos agentes artísticos e culturais que se contaminam e se reproduzem mutuamente nas ruas, nas praças, viadutos, calçadas. Diante do empobrecimento da experiência urbana, da privatização dos espaços públicos e da criminalização dos corpos negros, das artes e das culturas, a arte na/da cidade é reexistência na afirmação da sua importância como meio transformador dos espaços urbanos. É território de interações nas formas de produzir conhecimento e relações sócias.

O Coletivo Identidade Visual oferece diversas oficinas voltadas para diversas áreas da arte, desde o desenho a poesia visual, ao grafite e mais. Contando com encontros presenciais, onlines e híbridos. Clique na imagem para mais detalhes sobre cada oficia já realizada pelo coletivo.

05

Em setembro de 2018, por ocasião do aniversário da cidade de São Gonçalo, o Coletivo Identidade Visual ocupou o hall de entrada da prefeitura de SG apresentando um painel com três módulos constituídos a partir de alguns recortes fotográficos, fragmentos da paisagem urbana da cidade. O material utilizado (manta magnética adesivada) possibilitou a intervenção do público, que pôde manipular as imagens, reconfigurando as paisagens.

​

2022-08-06 (2)_edited.jpg
INSTA02.jpg

06

​O Webnário Corpo Político foi um evento online a nível nacional promovido pelo Coletivo Identidade Visual em 2021. Participaram estudantes e professores universitários e o público em geral interessados no debate sobre os devires do tema Corpo Político a partir de diferentes experiências, contribuições e perspectivas teóricas. Interessou-nos discutir no contexto da nossa contemporaneidade as potências políticas do corpo, bem como as possibilidades do corpo como campo de batalha social na geração de novos saberes, na ressignificação de comportamentos.

07

Na tentativa de discutir a importância das ações extensionistas universitárias, e as suas relaçõescom os campos da Arte e da Cultura, especialmente no contexto de pandemia global ocasionadopela COVID-19, nos últimos dois anos – 2020 e 2021 –, este artigo apresenta uma reflexão sobre aexperiência do Coletivo Identidade Visual, grupo vinculado ao projeto de extensão Arte, Educaçãoe Cultura Visual: interconexões, práticas e reflexões – FFP/UERJ.

FB_IMG_1654479431164.jpg
02.jpg

Desejos, Fluídos e Nebulosas. Performance por Roberta Nascimento (2023).

​

Costurando com a obra do Bispo do Rosário: experiências com a linguagens contemporânea da arte. Mesa de discussão com Gabriel Mendes 

​

Mediação Prof. Dra. Eloiza Gurgel

Bolsista Caio Couto​

FFP/UERJ

2023

​

 

​
 

01.jpg

09 - MESA DE CONVERSAS SOBRE  ARTE URBANA - UERJ SEM MUROS 2023

Mesa de Conversas sobre Arte Urbana na FFP-UERJ. Preparação para o seminário em homenagem aos 50 anos da cultura Hip-hop, com a participação dos bolsistas e voluntários Caio Couto, Everthon Sousa, Vitor Villalba, Lucas Masson, Rafael Schneider e Maurício Aragão, com discussões a cerca do rap, grafite, stencil e skate. Coordenado pela prof Eloiza Gurgel.

ebook.jpg

Organizado pela prof Eloiza Gurgel Pires, resultado de uma parceria entre o Coletivo Identidade Visual e o PPGARTES/UERJ, pela Paco Editorial.  Essa publicação reúne artistas, pesquisadores e estudantes com diferentes perspectivas teóricas sobre o corpo como campo de experimentações, de afetos, e como território do político, com suas cicatrizes históricas e suas possibilidades de resistência, retomando a subjetividade como criação. 

 

Estamos muito felizes com o resultado! Convidamos a todos(as) para dar uma conferida.

Capa ilustrada com a obra da artista  Claúdia TS.

1 - MURAL.jpg

Mural de grafite e estêncil, mais a instalação da rampa de skate em homenagem aos 50 anos da cultura hip-hop e FFP-UERJ.

​

Mesas:

 "Desafios e Possibilidades Para a Arte Urbana em SG". 

“Hip-hop: uma reflexão histórica e analítica”

 “O skate na cena da Cultura Urbana: desafios, potencialidades e o caráter artístico.” 

 "As linguagens do grafite, sticker e estêncil”

​

Organizadores: 

Prof coordenadora: Eloiza Gurgel - @eloizagurgelpires

Organizadores: Caio Couto - @caio.couto.1996 , Everthon Sousa - @everthonsousa , Vitor Villalba - @vitor_villalba , Lucas Masson - @lc.artero, Rafael Schneider - @rafael_schneider , Maurício Aragão - @bom.ricio e Emily Costa - @emilymatos.

​

São Gonçalo, 2023.

image.png

Arquivo Vivo.

Performance por Ribamar Ribeiro, 2024.

 

​Mesas de conversas sobre arte, cultura e democracia com participações dos  professores Drª. Márcia Alvarenga, Dr. Diogo Santos, Me. Ribamar Ribeiro, Drª. Elaine Oliveira, Me. Bruno César, Me. Gabriel Sant'anna e dos slammers Jotaí, Neek e Ocotta!

​

Mediação: Prof. Dra. Eloiza Gurgel

Bolsista: Andressa Carmo

FFP/UERJ, 

2024.

Convidados: Poetisa Laryssa da Motta,  slammer Jotaí e a Mestre em Educação e intérprete de Libras Sheila Martins. 

​

Mediação: Prof. Dra. Eloiza Gurgel

Bolsista: Andressa Carmo

FFP/UERJ, 

2025.

484929319_18269074681284894_3351167382457794072_n.webp
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram

©2022 por Coletivo Identidade Visual. 

bottom of page